O folclore brasileiro e seu papel cultural para a formação dos povos antigos

Professora Jéssica Lorena Sant’Anna, 5º ano. Escola Municipal Prefeito José Bonifácio Guimarães Vilela.


Em comemoração ao dia do Folclore Brasileiro, que acontece em 22 de agosto, foram desenvolvidas, em sala de aula, atividades envolvendo adivinhas, parlendas, mitos, brincadeiras danças, festas, comidas típicas, lendas e demais costumes de nosso povo, transmitidos de geração em geração.

Por meio de pesquisas sobre mitos indígenas e africanos, os estudantes analisaram o papel das culturas e das religiões na composição da identitária dos povos antigos.

A lenda do Boi Bumbá foi a que mais despertou interesse nos alunos, por se tratar de uma lenda com origem francesa, trazida pelos portugueses para o Brasil e, que se agregou as crenças indígenas. Outro foco de interesse foi o Carimbó, dança folclórica brasileira, típica do estado do Pará, que chegou ao Brasil pelos negros escravizados, e se mesclou as influências, culturas e costumes indígenas, africanos e europeus.

Partindo desses dois temas, considerados relevantes pela turma, foram desenvolvidas atividades, de maneira transversal, envolvendo conteúdos da disciplina de Formação Humana, aprimorando habilidades de escrita autônoma e compartilhada, formas de composição de texto, variação linguística, entre outras.

Os alunos se envolveram tanto, que sugeriram a dramatização da lenda e mostra da dança Carimbó. A apresentação de teatro foi ao som de “Boi Bumbá” de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha e a dança com a música “Aí, menina” da cantora Lia Sophia.

O encerramento do trabalho aconteceu com apresentação para toda a escola, no dia do folclore brasileiro. Podendo assim, saudar os personagens que vivem em nosso imaginário, além de trabalhar o respeito e conhecimento das raízes e tradições culturais e populares.

































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dengue! Eu estou fazendo minha parte, e você?

Valorizando escritos infantis Ponta-grossenses e incentivando novos escritores