Valorizando escritos infantis Ponta-grossenses e incentivando novos escritores

Professora Jéssica Lorena Sant’Anna, 5º ano. Escola Municipal Prefeito José Bonifácio Guimarães Vilela.

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, foi trabalhado em sala de aula a biografia de escritores famosos da literatura infantil. Monteiro Lobato à quem se homenageia a data comemorativa e não pudemos deixar de homenagear Ziraldo, escritor que faleceu a pouco tempo.

A atividade rendeu muita curiosidade, sobre como escrever histórias infantis e o processo de publicação. Então, entramos em contato com as escritoras Chistiany Chedlovski e Evelyn Caroline Pacheco, quais atuam na rede municipal como professora e coordenadora pedagógica, são autoras dos livros Quero-quero contar história... conhecendo Ponta Grossa e Quero-quero contar histórias... Visita ao Buraco do Padre, que aceitaram nosso convite e prontamente foram até a escola para uma apresentação de seus trabalhos.

Também recebemos a visita da escritora Jaqueline de Mattos, que já trabalhou como professora e hoje se dedica totalmente a profissão de autora de livro infantil. Jaqueline já possui 9 ‘filhotes de papel’ como chama carinhosamente seus livros, entre eles A riqueza da doação.

Ambas foram muito atenciosas, se apresentaram e contaram um pouquinho do trabalho e desafios como escritoras e o processo de produção até chegar ao produto final. Explicaram que receberam muitas devolutivas para correção, algumas recusas por parte das editoras, a busca por ilustradores(as), o processo de gráfica e comercialização. Mostraram que é uma profissão como todas as outras, com seus desafios e recompensas. A visita foi muito empolgante e motivadora, os alunos ouviram as escritoras com brilho nos olhos e alguns apresentaram muito interesse pela profissão.

Para finalizar o trabalho, os alunos realizaram uma pequena entrevista, qual foram protagonistas. Com as informações adquiridas através da entrevista, realizamos a produção coletiva da biografia das autoras e estas foram expostas em painel comemorativo, homenageando nossas escritoras Ponta-grossense.

Além de apresentar, homenagear e valorizar nossas escritoras, a atividade foi muito produtiva e os objetivos foram atingidos, pois os alunos conseguiram compreender dois gêneros textuais: biografia e entrevista, conseguiram compreender o trabalho dos escritos e até mesmo dos ilustradores, o processo longo na produção do livro, a importância do layout do livro e sua função social. Pois, como destacaram as autoras, a magia do livro está no recado que ele passa, e seu objetivo é formar uma sociedade melhor.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dengue! Eu estou fazendo minha parte, e você?